Início
Linguagem PHP

O curso de Programação PHP

Todo endereço na web se desenvolve sobre uma linguagem de programação. Sites, blogs, redes sociais e sistemas online são desenvolvidos através de códigos que, uma vez decodificados em um servidor resultam nas interfaces que acionamos diariamente por computador ou dispositivos móveis. Um dos códigos mais utilizados para se programar hoje é o PHP, cuja sigla significa PHP: Hypertext Reprocessor, ou PHP: Reprocessador de Hipertexto.

PHP é uma linguagem de programação crua criada em 1994 por Rasmus Lerdo e usada para trazer mais dinamismo à programação web. O instrutor do curso, Teófilo ALENQUER, trabalha há 30 anos com análise e desenvolvimento de sistemas, tendo dedicados os últimos 15 anos à programação PHP. A codificação PHP influencia tanto na base de funcionamento do sistema quanto no seu design. Com o passar dos anos, as infinitas possibilidades e a grande capacidade de se adaptar a diferentes sistemas operacionais e servidores de web tornaram os scripts do PHP os mais usados em todo o mundo.

O objetivo deste curso é que você aprenda a trabalhar bem com a linguagem PHP, entendendo seus principais propósitos, as melhores práticas e diversas funcionalidades. Claro, para isso, é preciso dedicação. Com ela, seremos capazes de compreender um programa escrito em PHP, construir e manter desde simples websites até complexas aplicações web.


Desenvolver em PHP é um bom negócio

Centenas de milhares de programadores pelo mundo conhecem PHP e muitos dominam e têm conhecimento mais aprofundado da linguagem e podem ajudá-lo em seus projetos. Os conceitos básicos do PHP são muito fáceis de aprender. Além de uma extensa biblioteca disponível na internet sobre a linguagem, seus fundamentos não assustam os iniciantes e podem ser entendidos em poucas aulas. A curva de aprendizagem é bastante favorecedora. Ao escolher o PHP para desenvolver sistemas, você pode ter a certeza de que vai conseguir atender com muita agilidade a necessidade do seus clientes. Os projetos quando fluem mais rápidamente sem dúvidas garantem melhores retornos financeiros.


Múltiplas tecnologias

Aprender PHP exige um conhecimento de outras tecnologias que complementam as potencialidades da linguagem. É necessário ter um background em HTML e também conhecimento em SGBD, para realizar tarefas mais complexas.

O curso irá ensinar também o básico de HTML e MySQL, oferecendo o domínio necessário a criação de aplicações comerciais. Dessa forma o curso de PHP na verdade é um curso de PHP+HTML+MYSQL


HTML

HTML é a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". Consiste em uma linguagem de marcação utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela Internet.

Para escrever documentos HTML não é necessário mais do que um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos (conhecidos como tags) servem para indicar a função de cada elemento da página Web. Os tags funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros.

Os browsers (navegadores) identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada. Um documento em HTML é um texto simples que é então transformado em hipertexto.

A linguagem HTML foi criada por Tim Barners Lee na década de 1990. As especificações da linguagem são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium).


MYSQL

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares do mundo, com mais de 20 milhões de instalações.

Entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google, Governo Federal do Brasil, Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, entre tantos outros.

Criado na Suécia por suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius, foi lançado oficialmente em 1995 sob licença GPL (software livre). No dia 16 de Janeiro de 2008, a MySQL AB foi adquirida pela Sun Microsystems, por US$ 1 bilhão, um preço jamais visto no setor de licenças livres. No dia 20 de Abril de 2009, foi anunciado que a Oracle compraria a Sun Microsystems e todos os seus produtos, incluindo o MySQL, tornado ele, junto com o SGBD original da Oracle, dois dos principals gerenciadores de bancos de dados do mundo.

Para utilizar o MySQL é necessário instalar um servidor de banco de dados que será acessado pelo PHP (aplicação cliente). O servidor é o responsável por armazenar os dados, responder às requisições, controlar a consistência dos dados, bem como a execução de transações concomitantes entre outras. O PHP se comunica com o servidor através da linguagem SQL.

Toda essa integração, desde a instalação do servidor de páginas, servidor php, servidor mysql, criação de tabelas de dados e construção de aplicações clientes serão objetos deste curso que terá carga horária total de 64 horas com certificação do Instituto Auditorium de Educação e Cidadania.